Fckedupp

E assim segue a saga idiota.

  • A Ver… Esta Semana

    Cinema - Sweeney Todd: The Demon Barber On Fleet Street - Tim Burton (brutal)
  • Eu sou assim…

    SLBenfica GayFlag TazTintin Poirot Hitchcock DGD ManagerLeague
  • Blog Stats

    • 16,979 hits

Triologia Saw – Jogos Mortais

Posted by Mindamorphoser on Wednesday, November 7, 2007

Epá, filmes de terror é comigo. Gosto, gosto muito. E já tinha ouvido inúmeras referências a esta triologia, até que há dias me decidi a arranjar os filmes. Em três noites dei conta do recado, salvo seja. Não, não é terror no seu mais puro estado, é muito mais grotesco que isso…

A premissa geral da triologia consta de um macabro assassino em série que, na verdade, não mata directamente as suas vítimas, mas obriga-as a matarem-se a si mesmas através de jogos mortais e perfeitamente hediondos.

Saw I (2004) – 8/10

sawi.jpg

Os seus dois peões são aprisionados numa casa de banho fétida, atados a canos, longe um do outro e com um cadáver no chão, resultado de um desesperado suicídio. No meio de um jogo mortal do autor Jigsaw, os dois terão então de juntar as peças que o mesmo lhes vai dando, por forma a conseguirem escapar com vida…

Embora os três Saw tenham “marca americana”, vi o Saw I em françês. O delírio. Embora haja qualquer coisa em “Bonjour Amanda… Je veux faire un jeu.” que digamos, não está com nada, o filme é mesmo bom. Ok ok, algumas cenas de perseguição é mesmo à “polícia banana” e eu nunca ouvi uma chamada de telemóvel desligar e ouvir-se biiiiip depois, mas tirando isso, a ideia do filme é brutal. Não estava nada à espera daquele final… acho que ninguém estava.

Apesar de pecar por algumas representações menos conseguidas, o argumento é de uma tal capacidade de demência atroz, com um enredo perfeitamente encadeado nas voltas e reviravoltas que a estória dá, que todo o conjunto acaba por resultar em algo brilhante. Ah… e um upa upa para a tattoo da Amanda! 😀

Deixo aqui o trailer para aguçar o apetite a quem ainda não conhece:

Saw I – Trailer Oficial

Saw II (2005) – 9/10

sawii.jpg

Uma casa. Sete peões. Cada um deles é objecto de desafios personalizados, mas para sobreviverem terão de descobrir o que todos têm em comum. Terão duas horas até que o gás mortal que estão a respirar os mate. Existe suficiente quantidade de antídoto escondida pela casa…

Este é o meu preferido, so far. Consegui vê-lo em inglês, o que foi um bónus. Uma sequela que traz muito mais acção do que o primeiro filme e jogos mortais mais “excêntricos”. “Até eu, dei por mim” com espasmos em algumas partes do filme. Tenho um novo respeito a seringas…

Como ponto fraco seguem de novo algumas representações e acrescento ainda uma das pistas, demasiado simples de entender, mas que no filme demora e demora, o que causa uma certa frustração. O melhor é sempre a inteligência do argumento e o final e este é outro de cair o queixo. Neste segundo filme, temos já o prazer de uma bela densidade interpretativa do mentor diabólico e já debilitado, Jigsaw.

Saw II – Trailer Oficial

Saw III (2006) – 8/10

sawiii.jpg

Jigsaw está às portas da morte. É raptada uma médica para o manter vivo até que o seu peão Jeff termine o jogo. Movido pela sede de vingança pela morte do seu filho num atropelamento, Jeff verá ser levada ao limite a sua capacidade de perdão. Tudo isto contra um relógio que é o batimento cardíaco de Jigsaw…

Este foi visto em italiano, fiquei uma poliglota na coisa. “Ciao, Jeff… Voglio fare un gioco con te” é frase que não me sai da cabeça, lol. Com uma interpretação deliciosa do protagonista Jigsaw, é um filme que traz mais do mesmo e esse mesmo é mesmo bom. De novo, somos levados a um ambiente de um macabro mais psicológico do que físico e aos twists and turns que os três filmes apresentaram. Confesso que, há conta de uma frase, conseguiram que eu abandonasse a minha tese de final e que, afinal, estava certa.

Saw III – Trailer Oficial

Esta triologia é do melhor. Inteligentíssima e de perfeita lógica, tal como eu gosto. Aconselho a todos aqueles que têm um estômago forte para aguentar.

Saw IV (2007)

 sawiv.jpg

Para minha felicidade e vossa, fiquem sabendo que Saw IV já estreou nos EUA e tem estreia prevista em Portugal a 20 de Dezembro. Estaremos lá (I., S., M.M., N. e mais os que se nos juntarem)! Yay!

Aqui fica o trailer:

Saw IV – Trailer Oficial

Ps.: eu adoro o boneco. Adoro, adoro!

saw1.jpg

E não dá para esquecer a banda sonora. A música principal é um vício. Ora tomem lá!

Para quem quiser saber mais:

Site Oficial da Triologia Saw (está muito catita… “You might be in the the room you die in.” – sweeeeet)

2 Responses to “Triologia Saw – Jogos Mortais”

  1. Monica_ said

    Esta marcado dia 20… estamos la… concerteza e sem faltas

  2. […] Foto: https://fckedupp.wordpress.com/2007/11/07/triologia-saw-jogos-mortais/ […]

Leave a comment