David Fonseca
Posted by Mindamorphoser on Thursday, October 25, 2007
Escrever e descrever David Fonseca em meia dúzia de linhas parece-me, até a mim, um atentado. Contudo, vo tentar o feito.
Permitam-me passar à frente da brilhante fase Silence 4, da qual falarei algures em tempo que está para vir.
Mergulhado de cabeça numa aventura a solo, lança em 2003 o primeiro álbum: Sing Me Something New. 13 músicas de carácter essencialmente intimista e reservado, arriscando pouco em rasgos vocais, deixa as emoções demasiado em “banho-maria”. Contudo, deixa aqui já evidenciar a sua capacidade criativa e artística, através de pequenos detalhes sonoros e um lirismo sofisticado.
Destaco como melhores temas:
15. My Sunshine And My Rain (bom, o único vídeo que encontrei com esta música é um bocadiiinho explícito, mas também, quem não gosta não olha)
2005: Our Hearts Will Beat As One. Inovador em relação ao antecessor, sem dúvida. Marca a evolução em termos de registo vocal, numa sequência de 12 músicas em que vagueamos por um misto de romance e adrenalina. Hold Still II é um hino à música.
E aqui deixo:
02. Swim II (esta não está no YouTube… mas vou tratar disso)
11. Adeus, Não Afastes Os Teus Olhos Dos Meus (a minha preferida, definitivamente)
8 de Outubro de 2007: Dreams In Colour. Se nutria já uma especial admiração por David Fonseca, este último álbum deixou-me rendida. A tocar desde há vários dias no leitor e em repetição diária constante, é para mim, o melhor dos três até agora editados. Enérgico e nervoso, como o próprio o definiu. Literalmente bipolar e viciante, acrescento eu. Não dá para descrever estas 11 músicas, só ouvindo mesmo.
Como gostei eu de ter visto o show case dele no dia 7 na Fnac Colombo (I., desculpa a seca após…). Quer dizer, ver é como quem diz, que, há conta de uns palermas, ninguém via grande coisa (já elevavam o palco, digo eu). Depois de ouvir o álbum só tenho pena de ele não ter tocado a This Raging Light, provavelmente a melhor música dele a solo. Um extase total, poças.
É difícil escolher o melhor do álbum, é mesmo:
03. Kiss Me, Oh Kiss Me (no Norte as pessoas sentam-se, não são como os lisboetas)
07. I See The World Through You (idem)
09. This Raging Light (ouçam-me isto!)
O menino de look à “bom rebelde” continua a surpreender. Está é magrinho…
Para mais coisas sobre David Fonseca:
Monica_ said
Confessoq ue comecei a ler… mas nao fui ao fim, porque como sabes e ja partilhei esta opniao ctg, David fonseca nao me diz nada (sou sincera e ponto) mesmo nao lendo o texto, passei para te deixar um beijo