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Tagus – WTF?!

Posted by Mindamorphoser on Tuesday, November 27, 2007

O que me traz hoje por cá é tão somente a nova campanha da Tagus. É uma cerveja ranhosa, para aqueles milhões que nunca dela sequer ouviram falar. E portanto a Tagus, como marca conhecidíssima que é, decidiu dar um passo à frente (à beira do precipício) com a meta de obter “ainda mais” reconhecimento por parte do público consumidor deste tipo de bebida.

E, de uma assentada, a “caprichosa” equipa de marketing e comunicação (agência Lowe) conseguiu, de facto, agitar as águas de vários segmentos. Se o objectivo era só este, ah, então tudo bem. Parabéns! Não tem qualquer valor acrescentado para a marca, a não ser um buzz fugaz, mas sempre mostram trabalho.

Ainda assim, estou em crer que o objectivo não era tão somente o ser falado. Os tempos em que o “falem bem ou falem mal, mas falem” traziam consequências positivas a uma marca, já lá vão. Se é que existiram. Principalmente, num mercado tão competitivo e oligopolizado pela Sagres e Super Bock. E mantendo as frases feitas (sou muito dada à coisa), “apanham-se mais moscas com mel”, o que, transpondo a metaforicidade da afirmação, quer dizer: se querem chegar a algum lado, o melhor será agradar ao público. Digo eu.

O conceito de campanhas deste tipo poderia até ter tido sucesso há uns tempos atrás, na era dos machões latinos, orgulhosos de sua proeminente e farta penugem, cujos desportos preferidos eram: a coçagem da zona pélvica/púbica, a criação e lançamento de gosma e o piropo a tudo o cumpria os requisitos de ter duas pernas e alguma saliência na zona acima da cintura. No entanto, na minha terra, os tempos são outros: ora temos paradas gay, ora temos orgulho gay, ora temos hetero-metrosexuais, ora temos, fundamentalmente, uma nova geração muito mais consciente e muito mais “i don’t give a fuck”, relativamente às diferenças que nos distinguem, sexualmente falando.

E, no fundo, tenho pra mim, que faltou esta parte do raciocínio à brilhante equipa de marketing. Quem me diga que isto é uma boa campanha, não deve ter percebido que o mercado evolui, não regride.

E após esta campanha, eu, se fosse hetero, revoltava-me, pois digo-vos “hetero que é hetero bebe Tagus”, é das coisas mais abixanadas que tenho ouvido.

Aqui ficam os respectivos mupis da polémica:

mupistagusmh.jpg

Ui ui, de facto os moçinhos da esquerda são upa upa de masculinos. Principalmente, o rapazito de cinto de marca e botim de pele de javali, que parece que está dizendo em sotaque: naum djiz mais bobagem, naum, amigona… valeu? … E o mulatinho? Naquela pose, dá-me a entender que ele está mais a empurrar a moça do que a impedir que ela caia. Já o beto tem mesmo o ar de quem ainda não perdeu a virgindade e já está por tudo o que venha. O loiro não é loiro por acaso e o lá de trás é o único que me parece mais ou menos masculino. Ora, vendo bem: masculino = recambiado lá para trás; fofuxos = tudo cá para a frente com poses suspeitas. Tem lógica. Tanta quanto o conceito em si.

Do lado das meninas, aquilo parece-me um rol de todo o tipo de gajedo com quem eu, a ser hetero, não gostaria de ser comparada. Ele é tias, betinhas e ali uma autêntica bardajona que é aquela que está quase com a mão no dito cujo (e só não está mesmo porque uma já lá meteu a cabeça) do “rapaz que deve ser um gay de primeira, mas ela quer é ter acção hoje e como tal não olha a meios” e olhando-o com aquele olhar lascivo de quem pensa “o próximo beco escuro é nosso”.

Só falta dizer: tu és hetero, bebes Tagus e pareces-te com alguém das imagens? Se és um dos 3 que respondeu sim, então regista-te aqui e assume a tua estranha espécie de ser ao Mundo!

Enfim, são estes exemplos de trabalhos que me dão esperanças de que eu, possa fazer muito melhor figura do que eles.

E o contra ataque já existe, aqui está ele e eu apoio!

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