Fckedupp

E assim segue a saga idiota.

  • A Ver… Esta Semana

    Cinema - Sweeney Todd: The Demon Barber On Fleet Street - Tim Burton (brutal)
  • Eu sou assim…

    SLBenfica GayFlag TazTintin Poirot Hitchcock DGD ManagerLeague
  • Blog Stats

    • 16,021 hits

Diálogo Com A Morte – Marie De Hennezel

Posted by A.O.M. em Segunda-feira, Outubro 22, 2007

“Os que vão morrer ensinam-nos a viver – é esta a mensagem de Marie De Hennezel, ou antes, a razão que a levou a escrever este livro, fruto da sua experiência de 7 anos como psicóloga junto de doentes terminais.”

De Hennezel, M., 1997, La Mort Intime (Diálogo Com A Morte), Editorial Notícias, Lisboa – 173 pág.

É um olhar sobre a morte, que pretende reflectir a vida. Tendo como cenário a Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário de Paris, a autora relata-nos os momentos “finais” de alguns dos pacientes terminais com quem privou.

Pautado de memórias, é um livro que foca essencialmente a transmissão de mensagens de esperança e de força de viver. E é aqui que confesso que sempre me senti envergonhada por alguns dos lamentos que as pessoas escolhem usar para justificar o mal nas suas vidas. É um bom livro para elas,  pois, por uma vez, seria como se olhassem ao seu redor e vissem que aqueles que mais razões têm para chorar são os que lhes acolheriam as lágrimas.

Mas… mais do que palavras minhas, deixo-vos algumas passagens do livro:

Maria

“Quando vim vê-la, foi do filho de doze anos que ela quis falar. Chorou imenso. Deixar atrás dela aquela criança, que não vai ver crescer, que não poderá nem proteger nem consolar quando a vida o ferir, é esse o seu verdadeiro sofrimento. O seu coração encontra-se desmedidamente inconsolável. Eu própria tenho um filho da mesma idade e a dor desta mulher deixou-me transtornada. Há alturas em que tenho a impressão de já não poder ajudar ninguém, de por minha vez me afundar. Chorámos juntas, pois eu não sabia fazer outra coisa. Curiosamente, às vezes é isso que ajuda. Foi assim que ela me falou do Pedro. Pediu-me que o ajudasse, que falasse com ele.

- Quando cá vem é tão corajoso! Tão terno. Diz-me: Mãezinha, mais um pouco de coragem! Tenta ocultar a sua tristeza, vejo-o bem. Gostaria de lhe falar, de lhe dizer que vou partir, mas que cá estarei sempre para o proteger. Mas não consigo dizer-lho, não consigo!

Prometi a Maria transmitir ao filho o que me acabava de dizer, podia confiar em mim. Senti que lhe fazia algum bem. Era tudo o que eu podia.

Maria morreu esta noite.”

Daniéle

“Esse <<Não é assim tão grave!>>, dito por uma jovem á beira da morte, ecoa longamente em mim, faz parte das pérolas de sabedoria que recolho de tempos a tempos e que me dão a sensação de enriquecer.”

Jean

“Pouco antes de morrer, Jean mandou chamar o “amigo”. Pediu-lhe para lhe pegar nas mãos e dançar com ele. Queria continuar a ser o bailarino que era, até ao fim. Tinha-se soerguido na cama e, com toda a força da alma, fazia dançar os braços, ajudado pelo “amigo”, que chorava todas as lágrimas que tinha no corpo, de tal modo aquilo era comovente. <<Dança, dança>>, repetia-lhe o “amigo”, enquanto os seus braços unidos se embalavam de um lado para o outro. Depois, Jean sorriu, um sorriso magnífico, sublime, antes de se abater sobre a almofada. Acabara de expirar, dançando.”

É um livro para se ler devagar e nos deixarmos invadir dos mais nobres sentimentos. É um livro para se entender que ainda existe amor e compaixão num mundo como este, que carece de uma mão que o puxe e o veja erguer-se do chão.

Aconselho.

E acrescento uma frase: Quando a morte vier, que encontre em mim algo para matar.

Para quem quiser saber mais sobre o tema “Cuidados Paliativos”:

- Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos

20 Respostas to “Diálogo Com A Morte – Marie De Hennezel”

  1. sara said

    Onde é que posso adquirir o livro “Diálogo com a morte”? Será que haverá uma nova edição?

    • Jorge M. Mendes said

      Sara:
      Permito-me responder ao seu pedido, para lhe dizer que, em tempos, fiz uma tradução do livro «La Mort Intime», de Marie de Hennezel. Tratava-se de uma oferta à associação «Abraço», para a qual deveriam reverter quaisquer produtos do lançamento da tradução no circuito comercial. Penso que, infelizmente, a «Abraço» se desinteressou, e acabou por aparecer nas livrarias uma outra tradução, com o título (pouco adequado, a meu ver) de «Diálogo com a Morte».
      Se ainda lhe interessar, posso mandar-lhe, por e-mail, essa minha tradução, cujo título era, simplesmente, «A Morte Íntima».
      Jorge-madeira.Mendes@ec.europa.eu

  2. Ines Montes said

    Ola
    Chamo-me Ines Montes, sou farmaceutica e interesso-me muito por estes assuntos.
    Não foi a mim que ofereceu a tradução, no entanto, se houver possibilidades de ma mandar ficaria muito grata.
    Para o mail inesmontes@live.com.pt
    Obrigado
    Ines

  3. Ana Carvalho said

    Boa tarde Jorge,um grande Obrigado por ser uma de algumas pessoas no nosso país que se interessa por esta área tao bonita e ao mesmo tempo delicada,na sociedade em que nos encontramos inseridos.
    Se for possivel gostaria muito de poder ler a sua tradução de “La Mort Intime”.

    Tudo de Bom,
    Ana Carvalho

  4. Silvia Leão said

    Boa tarde,
    sou Enfermeira com interesse pelos cuidados paliativos e estou a fazer uma reflexão acerca do livro “Oscar e a Senhora cor de rosa”, que provavelmente conhece, uma vez que se insere dento do tema.
    Há anos atrás comprei o livro “Diálogo com a morte” de Marie De Hennezel que não encontro (algum empréstimo…), neste desencontro, vim aqui ter…!
    Gostaria muito de ler a sua tradução, caso queira partilhar o seu trabalho.
    Caso pretenda posso enviar o PDF do livro do Oscar, pois a sua edição está esgotada.

    Desde já obrigada
    Sílvia Leão

  5. Ana Pereira said

    Bom dia,

    Tal como a Silvia também sou Enfermeira, e a temática dos Cuidados Paliativos desperta muito o meu interesse. Já li o livro “Diálogo com a Morte” e confesso que se tornou para mim um livro de referência.

    Contudo perante os vossos testemunhos, fiquei interessada tanto na tradução do Jorge Mendes “La Mort Intime” como no livro referido pela Silvia Leão “Oscar e a Senhora de Cor de rosa”.
    Se me pudessem enviar para o email. Agradecia. anaraquelspereira@gmail.com

    Desde já obrigada.

    Ana Pereira

  6. diego said

    meu sonho e poder voutar n tempo e virar famoso sou modelo mais ñ a seito minha vida sou emo de revolta da vida

  7. diego said

    caranba ñ sei o que fasao tenho uma confiança encrivel no diabo

  8. célia said

    Olá, a todos. O meu nome é Célia e sou aluna de enfermagem do 4º ano. Li os vossos comentários e como futura profissional na área da saude interesso-me pelos assuntos que refeririam e principalmente por outras formas de ver a morte.
    Vi o monologo do livro Oscar e a senhora cor de rosa, mas não consigo encontrar o livro.
    Se me puderer enviar a sua tradução bem como a do ” La Mort Intime”, agradecia muito….

    Um obrigada.

  9. Catarina Cabral said

    Boa noite.
    O meu nome é Catarina e sou aluna do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem.
    A área de cuidados paliativos é a minha área de eleição ainda antes de iniciar o curso. Aproxima-se o meu último estágio que será exactamente em cuidados paliativos.
    Gostaria muito de ter acesso à sua tradução do livro “La Mort Intime” e do Óscar e a senhora cor de rosa.

    Obrigada e tudo de bom!

    • Joana said

      Olá! sou aluna do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem.
      A área de cuidados paliativos é uma das minhas áreas de eleição ainda antes de iniciar o curso. Aproxima-se o meu último estágio que será exactamente em cuidados paliativos.
      Gostaria muito de ter acesso à sua tradução do livro se fosse possível! Obrigada

  10. Mayara Pimenta said

    Olá, gostaria de obter a tradução deste livro. Se possível encaminhe no meu email.

    Grata
    Mayara Pimenta

  11. CFPL said

    Boa tarde,sou aluna de enfermagem e tenho que fazer um trabalho sobre o livro de Marie de Hennezel “Diálogo com a morte”. A fim de aprofundar mais o assunto estaria interessada em ler a tradução do Jorge Mendes “La Mort Intime” e o livro “Oscar e a Senhora de Cor de rosa”. Será que era possível facultarem-me os pdf’s das referidas obras?

    Atenciosamente.

  12. Felisbela Gaspar said

    Olá,também sou enfermeira e também já li há muitos anos o livro “Diálogo com a Morte”.
    Este tema interessa-me e, como em breve preciso de apresentar um trabalho sobre cuidados paliativos, gostaria imenso de ver a tradução do Jorge Mendes “La Mort Intime” e o livro “Oscar e a senhora cor de Rosa”.Também já li esse livro mas não me recordo a quem o emprestei

    Melhores cumprimentos

    Felisbela Gaspar

  13. Como queria ter este livro novamente …. esta sempre esgotado
    Compreio e emprestei-o a varias pessoas porque achei que era um livro que nao podia estar na prateleira tinha de ser lido ….
    Pois a ultima pessoa nao mo devolveu ….
    Queria pedir ambema tradução se for possivel.

    Email: ValquiriaFreya@hotmail.com

    Ficava eternamente agradecida

  14. Olá boa tarde! Estou a fazer o mestrado em psicologia da educação e este tema interessa-me particularmente. Será que seria possível enviar-me também a sua tradução?
    Obrigada pela atenção, ….independentemente da sua resposta.
    Ana Ferreira

  15. Diác. Rogério Egídio said

    Boa tarde Jorge
    Sou Assistente Espiritual Hospitalar e gostaria de receber a sua tradução do livro de Marie Hennezel.
    Muito obrigado

  16. Karla bize said

    Boa Noite, Moro na Suíça e li o Livro ” Oscar e a Dama de rosa em Frances” mais gostaria de ter o pdf em português pra mandar pra uma pessoa muito querida. Alguem pode me mandar o pdf por favor??’
    Muito grata.
    karla Bize

Deixar uma resposta

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

